
Cabe ressaltar também que ao contrário de outros sambistas ele não ligava pra esse negócio de vender samba, mais importante era sua escola e o universo do samba. A indústria fonográfica demorou e muito pra reconhecer seu talento por razões óbvias (um meio repleto de bajuladores). Do pessoal que estava dentro de estúdios e rádios na época apenas Noel Rosa teve atitude digna para com o mestre. Em um concurso promovido por um jornal esteve do lado de Cartola e denunciou a jogada de proto-marketeiros levando vantagem em cima do samba e de sua gente. O samba até se safou bem desta e de outras com os mestres, Ary Barroso, Haroldo Lobo, Ataulfo, Herivelto, mas a estória que se fez no morro de uma certa maneira está lá até hoje para ser descoberta. Como ela é linda com Cartola sendo seu coração pulsante. Hoje podemos contar com o trabalho de pessoas magníficas como Marília Barbosa da Silva e Arthur de Oliveira biógrafos do grande mestre e também de Paulo da Portela e Silas de Oliveira. "OS TEMPOS IDO" vencedor do prêmio de monografias e depois livro pela FUNARTE é fruto de um trabalho apaixonado destes dois amantes verdadeiros do samba, minucioso ele não deixa de lado nem o período obscuro de ostracismo na vida de Cartola, sem ser maçante ou piegas cada página é uma fotografia esclarecedora não só do Poeta mas do próprio samba também. Outra grande contriuição é o filme CARTOLA de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda com imagens raras e depoimentos comoventes de quem viveu o poeta. Num deles Pelão (Produtor do primeiro disco de Cartola) conta que Marucus Pereira confundiu o som da cuíca do Mestre Marçal com o latido de um cão, hilariante! No MIS também se encontra material precioso não só do Poeta como de todo o panteão dos grandes artistas brasileiros, mas tem que ir lá no Rio de Janeiro o que não é incômodo pra brasileiro nenhum. Bom, ficam as dicas aí pra quem for esperto, vou sugerir um compacto, O DIVINO CARTOLA, da época do ZICARTOLA que foi centro de efervecência cultural num período de "redescoberta" do samba, mesmo assim Cartola só gravaria um LP quase dez anos depois ( o ZICARTOLA só durou 2 anos mas fez sucesso estrondoso mudando o cenário cultural do Rio e depois passou às mãos de Jackson do Pandeiro em 1965). Prestem atenção em AMOR PROIBIDO interpretado por Cartola e as pastoras da Mangueira, um samba que Paulinho da Viola discípulo direto de seu estilo, gravaria com profundo sentimento de amor e eterna devoção/gratidão ao Poeta do samba e das rosas.
Que maravilha inebriante! Salve Cartola! Ótimo texto!
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