terça-feira, 19 de maio de 2009

PAULO MOURA

Este artista genial é um dos meus preferidos, PAULO MOURA!!!! Paulista de São José do Rio Preto começou na banda de seu pai o Velho Pedro Moura, patriarca de uma família de músicos assim como Godofredo Guedes, Jorge Assad ou Dorival Caymmi. Ainda adolescente chegou ao Rio de Janeiro de onde nunca mais saiu. Começou ao mesmo tempo em duas escolas: a erudita da Escola Nacional de Música e a popular nos bares, boates, gafieiras, clubes de grã finos, se tornando músico ultra versátil pra logo em seguida parar nas orquestras das Rádios. Virou pupilo de muita gente boa, como Radamés Gnattali ou Moacyr Santos que dividiam a pesada tarefa de arranjador com o jovem prodígio. Já andou pelo mundo inteiro e por todas as músicas. Pra quem não acha que sua música tem muita ligação com o samba é sempre bom relembrar que sua primeira gravação em estúdio foi para acompanhar DALVA DE OLIVEIRA no samba PALHAÇO do Nelson Cavaquinho e que suas parcerias com Martinho da Vila são acertos incríveis. Acompanhou artistas da BOA BOSSA NOVA, MPB e está intimamente ligado aos primórdios do Jazz instrumental brasileiro. Ele mesmo em depoimento ao documentário BRASILEIRINHO diz não saber se sua música era samba, choro ou jazz. Sua música em verdade é fruto de um artista renovador de si mesmo, despreendido de formas consagradas, modismos, adaptações fáceis de outras músicas. Encontramos de tudo e todos os grandes nomes da nossa música em sua obra: o disco com Elomar, Heraldo do Monte e Athur Moreira Lima vai na raiz da música do sertão, gravou música clássica num show antológico com Abel Ferreira, Altamiro Carrilho e Formiga; com Zezé Mota, Jorge Degas e Djalma Corrêa formariam o Quarteto Negro, um dos discos preferidos do meu camarada e arteiro ROQUETÃO, com a liberdade musical digna dos grandes mestres. Dos seus trabalhos mais recentes parcerias com Yamandú Costa, Cliff Korman, João Donato ou um disco inteiro de forró com Josildo Sá, todos preciosíssimos na produção e arranjos. Ele esteve aqui pro festival de Jazz que rola no carnaval, não pude ir porque estava na avenida, mas um amigão meu o DJ e percussionista Múcio o conheceu e disse ser ele a pessoas mais de boa do mundo, bem humorado, vive num mundo onde tudo é música ou inspiração pra criar e modificá-la. Por ser a primeira postagem de um artista vivo, em todos os bons sentidos do termo, vou disponibilizar um disco exclusivo, que não achei por aí, o GAFIEIRA ETC. E TAL de 1986 com uma turma da pesada, destaque para Jorginho do Pandeiro e Zé da Velha antigos parceiros de rodas de chorinho, parceiros também no show NOITES CARIOCAS de 1987 com mais um monte de bambas do choro. Esse disco, GAFIEIRA, ainda foi relançado em 2001 por um selo de Portugal com o nome de Alma Brasileira. A magia do samba está lá, mesmo quando não parece estar, causando confusões gerais em mentes despreparada para o espanto. EVOÉ PAULO MOURA, QUE TUDO EMBORCA E FAZ CACO!

6 comentários:

  1. uma dica boa é seu site, muito bom!!!!!!
    http://www.paulomoura.com/

    ResponderExcluir
  2. Paulo Mouraa!!! meu herói!!!;DDD
    adoooro esse negro d olhos azuis, clarinetista mágico!!
    sugiro: "K-ximblues", cd em homenagem ao mestre Kximbinho, em que Paulo Moura toca altos chorinhos cm astral blues..
    zen explicacioness!


    Ô neguim abluesado!!!


    <=====<~~*^¨~~*

    Donnanna.

    ResponderExcluir
  3. Grande Nilão, mandou bem demais, o Paulo é realmente gigante da nossa música. Realmente foi uma pena não poder ter o visto aqui durante o carnaval, mas pelo pelo menos estavamos na avenida mandando ver. Salve o samba e Paulo Moura!!

    ResponderExcluir
  4. parabens pelas postagens amigo
    fica na Fé
    e vida longa aso blogs

    ResponderExcluir
  5. Viva sempre o gradissíssimo artista Paulo Moura, que nos deixou dia 12 deste mês. A Revista Piauí fez uma bela hoemnagem ao clarinetista mais original que o Brasil conheceu. Saravá!!!
    http://www.revistapiaui.com.br/edicao_46/artigo_1366/Despedida.aspx

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir