terça-feira, 5 de maio de 2009

MESTRE CARTOLA

A vida de Angenor de Oliveira, o Cartola, é primorosa. Ainda "É" porque Cartola é imortal como diz um de vários sambas em sua homenagem e ele mesmo, genioso, disse certa vez "claro que sou imortal não tenho onde cair morto"! Cartola, mestre do samba, sua trajetória está na raiz e cerne do gênero, ela é cheia de matizes dramáticos e sublimes igual as de todos os grandes gênios. Foi basicamente iniciativa dele através de uma samba (Chega de Demanda) a transição da bagunça do entrudo pra organização dos desfiles das escolas; estamos na origem da carnavalização do samba e do próprio carnaval. Claro que as grandes sociedades também deram aporte à organização da festa, mas a importância de Cartola é imensurável não só porque fundou, deu cores e nome a estação primeira (que veio depois do Estácio e que não ganhou o primeiro concurso de desfile das escolas organizado por outro mangueirense fundador, Zé Espinguela) mas também pela roupagem original e elegante que ele imprimiu ao samba carioca em seu desenvolvimento sendo reconhecido por gente importante como Villa Lobos, Lúcio Rangel, Stokovski, Carlos Drummond.
Cabe ressaltar também que ao contrário de outros sambistas ele não ligava pra esse negócio de vender samba, mais importante era sua escola e o universo do samba. A indústria fonográfica demorou e muito pra reconhecer seu talento por razões óbvias (um meio repleto de bajuladores). Do pessoal que estava dentro de estúdios e rádios na época apenas Noel Rosa teve atitude digna para com o mestre. Em um concurso promovido por um jornal esteve do lado de Cartola e denunciou a jogada de proto-marketeiros levando vantagem em cima do samba e de sua gente. O samba até se safou bem desta e de outras com os mestres, Ary Barroso, Haroldo Lobo, Ataulfo, Herivelto, mas a estória que se fez no morro de uma certa maneira está lá até hoje para ser descoberta. Como ela é linda com Cartola sendo seu coração pulsante. Hoje podemos contar com o trabalho de pessoas magníficas como Marília Barbosa da Silva e Arthur de Oliveira biógrafos do grande mestre e também de Paulo da Portela e Silas de Oliveira. "OS TEMPOS IDO" vencedor do prêmio de monografias e depois livro pela FUNARTE é fruto de um trabalho apaixonado destes dois amantes verdadeiros do samba, minucioso ele não deixa de lado nem o período obscuro de ostracismo na vida de Cartola, sem ser maçante ou piegas cada página é uma fotografia esclarecedora não só do Poeta mas do próprio samba também. Outra grande contriuição é o filme CARTOLA de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda com imagens raras e depoimentos comoventes de quem viveu o poeta. Num deles Pelão (Produtor do primeiro disco de Cartola) conta que Marucus Pereira confundiu o som da cuíca do Mestre Marçal com o latido de um cão, hilariante! No MIS também se encontra material precioso não só do Poeta como de todo o panteão dos grandes artistas brasileiros, mas tem que ir lá no Rio de Janeiro o que não é incômodo pra brasileiro nenhum. Bom, ficam as dicas aí pra quem for esperto, vou sugerir um compacto, O DIVINO CARTOLA, da época do ZICARTOLA que foi centro de efervecência cultural num período de "redescoberta" do samba, mesmo assim Cartola só gravaria um LP quase dez anos depois ( o ZICARTOLA só durou 2 anos mas fez sucesso estrondoso mudando o cenário cultural do Rio e depois passou às mãos de Jackson do Pandeiro em 1965). Prestem atenção em AMOR PROIBIDO interpretado por Cartola e as pastoras da Mangueira, um samba que Paulinho da Viola discípulo direto de seu estilo, gravaria com profundo sentimento de amor e eterna devoção/gratidão ao Poeta do samba e das rosas.

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